::Menu Principal  

::Animações

Projeto
TIC - Matemática

     Página Inicial >> Poliedros Convexos >> Prismas e Antiprismas


.: Prismas e Antiprismas :.

Os prismas são poliedros com duas faces congruentes e paralelas (as bases) e cujas faces restantes (as faces laterais) são paralelogramos. São nomeados de acordo com a natureza de suas bases. Dizemos que são retos se suas faces laterais forem perpendiculares às bases, ou oblíquos, se tal não acontece. Além disso, um prisma regular é um prisma reto cujas bases são polígonos regulares.

Uma variação da construção do prisma regular é o antiprisma. Um antiprisma é um poliedro que consiste de dois polígonos regulares de n lados (as bases) situados em planos paralelos, de modo que o segmento h que liga seus centros seja perpendicular aos planos das bases e, de forma que cada vértice da base superior seja eqüidistante de dois vértices da base inferior (ALLAN, 1997). Se as bases são polígonos regulares convexos de n lados, o antiprisma possui 2n triângulos isósceles como faces laterais. Se todas as faces laterais são triângulos eqüiláteros, o antiprisma é regular. O antiprisma regular de base triangular possui oito faces que são triângulos eqüiláteros e por isso ele se chama octaedro regular.

Existem infinitos prismas e antiprismas. Os prismas cujas faces laterais são regulares, de acordo com a definição dada anteriormente, são sólidos arquimedianos. Do mesmo modo, antiprismas de faces regulares também são arquimedianos. No entanto, não é comum incluir essas duas classes na família dos poliedros de Arquimedes.

 

Exemplos

Voltar

Apresentação / Definições / Poliedros Convexos / Poliedros de Kepler- Poinsot / Poliedros Duais   Contato / Links

Projeto "TIC no Processo de Ensino e Aprendizagem de Matemática"
Silvia Batista (silviac@cefetcampos.br) e Gilmara Barcelos (gilmarab@cefetcampos.br)